A grande influência da língua

16/10/2011 10:00

 

Tiago 3 compara a língua ao freio de um cavalo no versículo 3, ao leme de um navio no versículo 4 e a um pequeno fogo no versículo 5. Pequeno como um freio, ou um leme, ou uma centelha, todavia a língua pode exercer grande influência. No versículo 6, mais adiante diz: “ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como é posta ela mesma em chamas pelo inferno.“ Realmente a língua é um mundo de iniqüidade, um mundo em si mesma. Se a língua de um cristão não for especialmente tratada, ela ainda vai acender o fogo do inferno e espalhar morte por toda a parte.

Quão sério é isso: ”põe em chamas toda a carreira da existência humana.” A vida é semelhante a uma roda que gira, sendo a língua o fogo que incendeia essa roda. Muitas obras da carne surgem à tona desta maneira. O temperamento do homem, sua ira e sua carne são incendiados pela língua e isto é fogo proveniente do inferno. Quantas vezes as coisas são inflamadas por causa de palavras faladas por um filho de Deus. A língua é verdadeiramente um fogo, é mundo de iniqüidade.

Portanto, vamos aprender a falar menos: “No muito falar não falta transgressão, mas o que modera seus lábios é prudente” (Pv 10:19). O livro de Provérbios nos persuade a refrearmos de falar muito. Somente os tolos são abundantes em palavras. Quanto mais tola é uma pessoa, mais ela fala. Pessoas disciplinadas, entretanto, são firmes e de poucas palavras.

No versículo 7 do capítulo 3 do livro de Tiago 3:7 nos diz que toda a espécie de criatura vivente é domada pela humanidade. O versículo 8 continua dizendo: “a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero.” Alguns males podem ser domados, mas o mal da língua nenhum homem é capaz de domar. Quanta tolice é deixar a língua solta.

Livro: Fazei tudo para a glória de Deus