FILHO DE UMA ÁRVORE FRUTÍFERA

17/10/2011 19:19

 

FILHO DE UMA ÁRVORE FRUTÍFERA

 

Gênesis 49:22 registra a bênção profética de Jacó para José: “Filho de uma árvore frutífera é José, filho de uma árvore junto à fonte; estendendo seus ramos por sobre o muro” (lit.). Se José é o ramo, o filho, então a árvore frutífera deve ser Jacó, o pai. O fato de Jacó ter tido doze filhos revela-o muito frutífero.


Como uma pessoa frutífera, Jacó representa o Deus que gera vida. Em João 15 lemos que Cristo é a videira verdadeira. Portanto, Ele, como a corporificação de Deus, á a árvore produtora de vida. O Filho é a ramificação de Deus; por esta razão, Cristo é também chamado de Renovo (Jeremias 23:5; Zacarias 6:12). A Bíblia, por uma lado, diz que Cristo é uma árvore e, por outro, considera-O como um ramo. Como a corporificação de Deus, Ele é a árvore; mas como Sua expansão, Ele é o ramo. Assim, José, o filho, era parte de Jacó, o pai frutífero. Em tipologia, José era Cristo, o Filho de Deus, o qual se constitui ramificação do Deus frutífero.


Jacó disse que José é um filho de uma árvore frutífera que está junto à fonte. Uma árvore necessita de água para sobreviver. Em tipologia, essa fonte de água é Deus. Jacó, uma árvore frutífera, vivia por intermédio de Deus, sua fonte. Jacó percebia que sua frutificação provinha de Deus como a fonte, e José, como filho dessa árvore frutífera manifestava todas as suas riquezas.


O filho, o ramo da árvore frutífera, tem galhos que se estendem por sobre o muro (Gênesis 49:22). De acordo com a figura, José moveu-se para além do muro, que representa a boa terra, estendendo-se até o Egito. Sendo uma figura de Cristo, podemos dizer que, hoje, Cristo está estendendo-se por sobre quaisquer muros que O restrinjam. Muitas vezes limitamos o Senhor ao nosso espírito, mas Sua vida que é dinâmica e frutífera deseja expandir-se, a fim de alcançar outros. Se dermos ao Senhor livre caminho por nós, Ele frutificará por sobre o muro.


Também nós, assim como José, devemos dispensar a Palavra de Deus às pessoas, devemos apresentar as riquezas de Cristo para os filhos de Deus. Mas para isso precisamos ter a Palavra armazenada em nosso coração, não como mera doutrina, mas como revelação e experiência.


Trechos extraídos do livro “As Riquezas Insondáveis de Cristo”, de Dong Yu Lan, publicado pela Editora Árvore da Vida