Governados pela visão de que reinaremos

14/10/2011 11:23

 Os decendentes de Abraão também foram provados quanto ao sustento. Anos depois, pelo fato de ter havido fome na terra de canaã, seu filho Isaque, semelhantemente, quis descer para o Egito, mas Deus o impediu de ir. Na época de seu neto jacó, este e seus decendentes viviam muito bem na terra prometida, até que a fome também apareceu. Diante da escassez de alimentos, Jacó não desceu ao Egito, mas enviou os filos para lá a fim de comprarem cereal (Gn42:1-3).

Quando desceram para o Egito, encontraram seu irmão José já como governante de todo aquele império. Muitos anos antes, José fora vendido por eles para comerciantes, que, por sua vez, o venderam como escravo no Egito. Apesar da ação maligna se seus irmãos, Deus era com o jovem José, pois tinha um propósito para ele.

Deus havia dado um sonho a José, no qual sua família se curvava diante dele. José cresceu lembrando-se desse sonho, ainda que as amarguras da vida e os sofrimentos que lhe sobrevieram injustamente parecessem dizer que o sonho nunca se cumpriria. Ele se portou exemplarmente durante todo o tempo em que esteve como escravo ou prisioneiro, sem jamais murmurar ou blasfemar contra quem quer que fosse.

O sonho se realizou e José se tornou governador de toda a terra do Egito. Assim como José teve um sonho, nós também temos uma visão: a promessa de que os vencedores reinarão com Cristo, Precisamos viver de modo digno dessa promessa a fim de governar o mundo que há de vir.

Quando Jacó e toda sua família desceram ao Egito,José lhes deu a melhor terra, onde tudo o que se plantava crescia com facilidade. A vida no Egito tornou-se fácil e confortável para os israelitas, que, por isso, não voltaram para Canaã e, com o passar do tempo, esqueceram-se de Deus.

Deus, porem, não esqueceu Seu povo. Passado outro tempo, surgiu um Faraó que não conhecera José e impôs trabalhos forçados sobre os israelitas. O povo passou a ser maltratado, oprimido e castigado todo o tempo pelos egípcios. Por caus disso, eles clamaram a Deus, que os ouviu. Deus, então, começou a preparar Moisés como o libertador de seu povo. Isso é o que veremos amanhã.

texto extráido do alimanto diário publicado pela Editora Árvore da Vida