O Batismo

03/08/2011 14:04

 

 

“Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” Marcos 16:16


Ser batizado não é ingressar numa organização ou religião. Ao ser batizado, o crente dá um testemunho público de seu novo viver, deixando claro para todos que seu verdadeiro desejo é tornar-se uma nova criatura (2 Coríntios 5:17). Por meio do batismo, somos introduzidos no Corpo de Cristo, que é a igreja. Em 1 Coríntios 12:!3, Paulo diz: “Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, que judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito”.


Em grego, a palavra “batismo” significa imergir ou mergulhar na água, cobrir com água ou introduzir na água (Atos 8:36-38; Romanos 6:4-5). Em [Atos] 16:15, também podemos ver o batismo de Lídia e toda a sua casa e em 16:32-33, temos o exemplo do carcereiro e toda a sua família que foram batizados. Também a experiência de salvação do apóstolo Paulo mostra que, logo que cremos, devemos ser batizados. “E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele” (Atos 22:16).


Além disso, o batismo também nos livra da escravidão de Satanás e do mundo. Quando os filhos de Israel foram libertados da escravidão do Egito e partiram em direção à boa terra, eles foram perseguidos por Faraó e seus exércitos. Quando chegaram ao Mar Vermelho, o Senhor lhes abriu as águas do mar, e eles passaram para a outra margem. Quando os exércitos de Faraó os perseguiram, o mar se fechou e eles morreram ali. Faraó prefigura Satanás, o Egito simboliza o mundo. Quando somos batizados, o Senhor nos liberta do império das trevas e da escravidão do mundo, para servir ao Deus vivo e verdadeiro (Colossenses 1:13; 1 Tessalonicenses 1:9).


Trechos extraídos do capítulo 15 do livro “O Evangelho ao Alcance de Todos”, publicado pela Editora Árvore da Vida