O clemente Deus está trabalhando em cada casal

30/08/2012 17:02

 

O clemente Deus está trabalhando em cada casal Indique para um amigo

A igreja em Jerusalém foi a primeira igreja estabelecida por Deus. Os santos que faziam parte dela foram gerados pela poderosa pregação feita pelo apóstolo Pedro (Atos 2:14-41). Após alguns dias, eles passaram a viver normalmente a vida da igreja (2:42-47). Esse viver impressionou muitas outras pessoas, de modo que, quando Pedro se levantou para pregar pela segunda vez, o número quase triplicou (3:11-4:4). Não resta dúvida de que o Espírito Santo estava atuando no meio deles, mas não podemos deixar de ressaltar que o viver que eles estavam experimentando influenciou fortemente essas cinco mil novas pessoas a tomarem o novo caminho. 

Entre esses que foram gerados, a Bíblia menciona especificamente o nome de um casal - Ananias e Safira - que, se não fazia parte da primeira leva dos que foram salvos, pertencia à segunda. A questão que queremos enfatizar é que, entre aquelas oito mil pessoas, somente o nome de um casal foi mencionado (5:1). A propósito, qual a importância dos casais na vida igreja? Os casais modelo são um tipo de coluna na igreja. Eles são um ponto de referência para os casais que ainda não têm o Senhor e um forte apoio para irmãos e irmãs jovens. Quando o Senhor chamou Ananias e Safira, Ele tinha isso em mente. O significado de seus nomes reforça o argumento de que Deus os chamou para servirem de influência para tantas pessoas e especialmente casais. Ananias quer dizer Jeová tem mostrado favor ou Jeová tem sido clemente e Safira quer dizer linda e por extensão: linda pedra preciosa de cor azul. 

Até aquela altura, nada negativo tinha ocorrido na igreja; foi então que Satanás se colocou entre eles para manchar o testemunho do Senhor e frustrar Seu plano de expansão. A escolha do alvo não foram os anciãos, jovens ou crianças, mas um casal. Infelizmente eles deixaram ser enganados pela antiga serpente e o coração deles se encheu de mentira e cobiça (v.3). Assim, o primeiro problema e a primeira baixa na vida da igreja foram registrados. Os casais precisam saber por que foram chamados pelo Senhor, que missão precisam desempenhar e como aprender a se guardar do tentador. Satanás manchou os céus quando se rebelou contra Deus, manchou o jardim do Éden quando levou Adão e Eva a pecarem e, agora, manchou a primeira igreja que Deus estabeleceu fazendo com que o coração de Ananias e Safira se corrompesse. Esse é o alvo de Satanás: eliminar o maior numero possível de casais na vida da igreja; ele sabe perfeitamente o quanto cada um é importante para Deus e o valor do testemunho que um casal pode dar em uma cidade. 

Um casal tem a função básica de declarar que nosso Deus é clemente e cheio de misericórdia e testemunhar que Seu braço de amor ainda está estendido para tantos quantos queiram experimentar a salvação. Os casais, além de falarem da misericórdia de Deus, precisam testemunhar também o que Deus está fazendo naqueles que Ele separou e chamou. Deus está operando uma obra de transformação. Ele está transformando cada um de seus filhos em uma linda pedra preciosa de cor azul. Nossa condição, quando Deus nos tirou da geração que se perdia (2:40), era barro, algo comum, sem valor e fosco. Mas, louvado seja o clemente Deus! Louvado seja Aquele que nos tomou nas mãos para trabalhar Sua natureza divina! 

Os acontecimentos que ocorreram com Ananias e Safira constituem uma séria advertência a todos os casais. Cuidemos, pois, em honrar o Senhor, ser fiéis a Ele e guardar nossa função de testemunhar acerca de Sua clemência e propósito. Satanás, o inimigo de Deus, vai fazer tudo para nos tirar do alvo e envergonhar o Senhor e a igreja. 


Fonte: Jornal Árvore da Vida nº 160