Sequestro no ônibus

17/10/2011 18:34

Os reféns ficaram cegos!

 

Já se passaram mais de 10 anos, mas quem não se lembra dos acontecimentos de 12 de Junho de 2000, onde uma professora foi morta durante o seqüestro a um ônibus, na cidade do Rio de Janeiro? Este triste acontecimento, noticiado em rede nacional chocou o país, foi tema para a produção de duas obras cinematográficas e tornou-se umas das histórias que marcaram a chamada “cidade maravilhosa”.

A agonia dos passageiros daquele ônibus teve inicio às 14 horas e 20 minutos da segunda-feira (12/06/2000), quando então, o seqüestrador/assaltante tomou aquele grupo de pessoas como reféns. A partir de então o criminoso usou aquelas pessoas aterrorizadas para realizar um espetáculo horroroso diante das câmeras. Os telejornais mostraram cenas de uma das reféns, sendo forçada pelo criminoso a escrever com um batom nos vidro do ônibus, frases que demonstravam o ódio que havia no coração dele mesmo.

Lamentavelmente, a ação policial, que deveria neutralizar a ação do delinqüente, preservando a vida da ultima refém que restava quase ao final das negociações, foi realizada, no mínimo, com imperícia, resultando na morte não somente do “pobre coitado do marginal”, mas também da própria refém.

O desfecho da história, foi de fato, muito triste, contudo trouxe vários temas à reflexão, tais como: o papel da televisão diante dos acontecimentos; o alto grau da violência urbana que dia a pós dia deixa a população mais aterrorizada; a necessidade de políticas publicas que levam a Segurança Publica mais a sério; e o despreparo da polícia.

Mas algumas perguntas podemos fazer para refletir sobre este fato tão marcante: Mas o que será que está por trás de situações como esta? Será que o Governo é o culpado pela violência, em face da crise da exclusão social, marginalização das comunidades carentes, do desemprego e pelo despreparo das forças policiais? Enfim, que lição pode-se receber ao refletir sobre um momento tão delicado?

Há um detalhe nestes fatos, que foi muito pouco comentado, mesmo tendo sido o protagonista das cenas de horror aquele que mais deu ênfase a este detalhe. O seqüestrador, disse por meio das frases que ele mesmo havia forçado uma das reféns a escrever nos vidros, que ele estava possuído, era filho, ou havia feito um pacto com o Diabo.

Autoridades, jornalistas, psicólogos, sociólogos fizeram suas analises do assunto, mas nenhum deles deu a mínima importância ao que o próprio ator de tais barbaridades disse enfaticamente, sobre seus vínculos com um ser espiritual maligno.

Para algumas pessoas, dar atenção a detalhes como este, diante da razão, da ciência e da ética, não é relevante em face das mazelas sociais que seriam a origem da violência que assola o mundo. Sendo assim, tocar em questões espirituais como sendo a causa daquela tragédia, soa como um discurso ligado a fanáticos religiosos e pessoas que desconhecem a conjuntura dos fenômenos sociais. Mas se refletirmos bem, iremos notar que é justamente este ponto que desvenda toda a trama que está por traz da realidade das ameaças e agressões praticadas naquele seqüestro.

A verdade é que o mundo é como aquele ônibus com um terrível seqüestrador que deseja matar a todos os passageiros. Quem é este seqüestrador? É Satanás! E ele vem somente para matar, roubar e destruir.

Mas só que a diferença é que, neste “grande ônibus”, as agressões não são percebidas como vindas diretamente do seqüestrador, pois ele se disfarça muito bem. Todos sabem que algo precisa ser urgentemente mudado na sociedade. A guerra, a violência, a desigualdade social dentre outros inúmeros problemas, são as coisas que a população mais quer que tenham um fim. Então a sociedade passa a discutir sobre segurança publica, erradicação da fome e da miséria, políticas de inclusão social e aperfeiçoamento do sistema educacional.

Mas pare um pouco, e pense bem: Quantos e quantos anos e eleições, já se passaram, onde se discutiu sobre estes mesmos assuntos e apareceram candidatos em cima de candidatos, com lindas propostas para melhorar a nossa sociedade, e nunca conseguimos de fato uma mudança efetiva? Muitos deles até tem boas intenções, e promovem ações positivas, mas logo depois vem outro e desfaz tudo de bom que já foi feito, pois o sistema corrupto é maior do que qualquer um que tente fazer o bem.

Por que? Porque Satanás é o dominador deste mundo e da sociedade caída. E os reféns deste maioral dos delinqüentes são os que andam segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;” (Efésios 2:2).

Ele mesmo trata de cegar a seus reféns, para que eles não saibam de quem realmente estão sendo reféns. A sua estratégia é muito sutil! Tenha absoluta certeza de que este seqüestrador não poupará a nenhuma de suas vitimas, o destino eterno destas pessoas está em jogo. E o que elas fazem? A mesma coisa que um lenhador maluco, que observando uma arvore, e querendo derrubá-la, bate com o machado nas folhas, em vem de procurar cortar o tronco. Elas acham que mais importante do que questões espirituais (o “tronco”), é discutir sobre questões político-sociais (as “folhas”). Essa é a tática de Satanás, fazer as pessoas esquecerem que ele é o causador de toda violência, e que controla todo este sistema de maldade e desumanidade, escondendo-se, camuflando-se atrás das tentativas do homem em corrigir a sociedade corrompida.

Assim os reféns, cegos, perdem tempo, e nunca conseguirão resolver o problema, e libertar-se deste seqüestrador. Pois eles têm o conceito de que as questões espirituais pertencem a um campo do conhecimento no qual não se pode tocar, pois cada um tem sua espiritualidade e acredita no que quiser. Assim o grande inimigo do homem, afasta os seus reféns do único que pode de fato libertá-los, salvando-os da morte.

Já que o homem não consegue mudar o mundo, e caminha para a destruição, quem pode ajudá-lo? Quem pode resgatar, libertar o homem das mãos do dominador deste mundo? Somente Jesus Cristo!

Não foi mediante ouro, prata ou mesmo dinheiro. Ele pagou pelo nosso resgate da forma mais dolorosa para Ele mesmo: com o próprio sangue! Ele mesmo quis nos resgatar, então Ele mesmo se entregou pelo resgate. Deus, não é egoísta ao ponto de mandar outros sofrerem no lugar Dele, Ele mesmo se entrega ao sofrimento por causa do homem! E como um cordeiro, preparado para o sacrifício, Ele se entregou para nos resgatar da escravidão dos pecados, e do nosso próprio modo de viver, cegos, que nos leva a própria destruição: “sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados [...] mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo” (1ª Pedro 1:18-19).

O fato é que os dias são maus! Não pensemos que o homem, pode trazer a perfeita paz pela política, ou pela força do próprio braço! Tenha certeza que a tendência do homem é que em vez de melhorar para o bem, é tornar-se cada vez mais cruel, ganancioso, egoísta e sem amor pelo próximo (2ª Timóteo 3:1-4). O amor se esfriará de quase todos, porque o terrível seqüestrador da humanidade, sabe que Jesus está voltando para estabelecer uma nova Terra, de verdadeira e eterna paz, então ele quer levar consigo, para a destruição, todos quantos ele conseguir levar, então seu plano, é a cada dia intensificar o seu ataque contra toda a humanidade. O domínio de Satanás sobre o mundo, está com seus dias contados, e ele sabe que o fim do seu governo maligno se aproxima. E a vontade de Deus, será feita na Terra, assim como é feita no Céu. E todos aqueles que hoje, forem libertos poderão desfrutar eternamente de uma vida cheia de paz, alegria e verdadeira satisfação. Mas para isso, você precisa tomar esta decisão agora, como se não houvesse amanhã! Não deixe para depois. “Buscai o SENHOR, invocai-O enquanto está perto.” (Isaías 55:6). Não espere que algum delinqüente, assassino, enviado pelo nosso inimigo, veja tirar-lhe a vida antes que possas receber a benção de ser salvo eternamente pelo Senhor.

Você, quer ser liberto agora do domínio deste terrível seqüestrador? Quer poder ser salvo do risco de perder a oportunidade de viver eternamente numa nova Terra de paz? A Bíblia nos diz como é simples alcançar a vida eterna, basta receber a Jesus como Senhor: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Romanos 10:9).

Se você creu nisso, e de fato deseja ser salvo pelo Jesus, recebendo-o como seu Senhor e Salvador repita esta oração com a boca e com o coração: “Senhor Jesus! Eu me entrego totalmente a Ti... creio que Tu és o Senhor, e te recebo como meu Salvador. Senhor Jesus... Oh! Senhor Jesus! Vem libertar-me das mãos de Satanás, que tão sutilmente, estava me levando, sem que eu soubesse junto com ele em direção ao castigo e morte eternos. Mas agora, Senhor, eu vi a Tua luz, e tu tirastes a venda dos meus olhos, me curando da verdadeira cegueira, fazendo-me reconhecer minha própria condição, de que sem Ti nada posso fazer, pois sou um pecador. Confesso todos os meus pecados, lava-me deles, com o Teu preciso sangue. Eu não quero mais viver segundo a vontade da natureza pecaminosa, mas eu quero que a partir de agora, Tu faças uma verdadeira transformação na minha vida! Ó Senhor, entre em meu ser, e ocupa todas as áreas do meu viver. Senhor sê soberano e glorifica o Teu nome em meu lar. Ó Senhor Jesus! Amém! Aleluia!”

 

Autor: Alisson L. Costa