Termômetro espiritual

06/10/2011 10:35

O capítulo 24 de Mateus relata de forma detalhada alguns fatos que precederão a volta do Senhor Jesus. Os discípulos naquela ocasião perguntaram ao Senhor sobre o tempo em que Ele voltaria. Eles queriam saber quais seriam os sinais de sua vinda. O Senhor lhes respondeu dizendo que o mundo passaria por muitas situações de calamidades (vs.6-8).

Dentre os sinais que Ele mencionou, um diz assim: “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos” (vs.12). O Senhor Jesus classificou o esfriamento do amor como uma calamidade. Portanto vemos quão séria é essa questão.

Em Apocalipse 2:4, o apóstolo João escreve à Igreja em Éfeso e aponta o sentimento do Senhor em relação àquela igreja: “Tenho ,porem, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor”. Abandonar o primeiro amor é, na verdade, deixa-lo esfriar-se.

Cabe aqui uma pergunta: como anda a qualidade de seu amor para com o Senhor?

Sem dúvidas, quando demos início a vida cristã, nosso amor para com Ele era o melhor. Nosso coração ardia por Aquele que nos amou primeiro (1 João 4:19).

Mas, estendendo a pergunta: como saber como anda nosso amor pelo Senhor? É importante sabermos identificar isso a fim de que, quando Ele voltar, não sejamos reprovados por conta disso (v.17).

Vamos utilizar três critérios que vão funcionar como termômetros para auxiliar-nos a aferir a temperatura de nosso amor por Jesus.

O primeiro é a palavra de Deus. Nosso relacionamento com a palavra é um indicador muito preciso de nosso amor pelo Senhor. Em salmos 119 o salmista diz: “quanto amo a tua lei! É a minha meditação todo o dia!” (v.97).

O segundo é o nosso serviço a Deus. Em Êxodo 21:1-5, temos o registro de um escravo que, após seis anos de trabalho, ganhou o direito de ser livre. No entanto Ele disse expressamente que amava seu Senhor e que não queria estar livre de servi-lo. O fato de servirmos a Deus e estarmos envolvidos com os serviços da igreja também revela o grau da temperatura do nosso amor. Um cristão que ama a Deus lhe serve.

Por fim, o terceiro termômetro que pode apontar a condição de nosso amor pelo Senhor são as ofertas. Sim, esse é um bom termômetro espiritual. Em 1 Crônicas 29:3 Davi revelou a motivação de ele trazer seus tesouros particulares para a casa do Senhor. Ele ofertava ao Senhor por que O amava. Portanto ofertar ao Senhor é uma prova que O amamos.

Considere essas palavras e procure aplicá-las ao seu viver. Renove ainda hoje seu amor pelo Senhor. Não faça parte da maioria que Ele mencionou em Mateus 24:12, ame ao Senhor!

Texto extraído do ”Jornal Árvore da Vida”, publicado pela Editora Árvore da Vida