Um exemplo deixado por Elias

14/10/2011 11:15

Por causa das perversidades cometidas por Acabe e pelo povo, Deus os castigou com grande seca, fazendo cessar as chuvas e o orvalho por aproximadamente três anos e meio. Essa palavra foi trazida ao conhecimento de Acabe pelo profeta Elias (1 Reis 17:1).

 

Ao cabo de três anos, o Senhor disse a Elias que se apresentasse a Acabe e avisasse que Ele faria chover novamente sobre a terra. Após eliminar todos os profetas de Baal, Elias disse a Acabe que retornasse, pois já se ouvia ruído de abundante chuva. No entanto, quando ele disse isso, não havia nenhum sinal sequer de chuva. Então, por que Elias afirmou isso? Porque ele creu na palavra que o Senhor lhe dissera: “Vai, apresenta-te a Acabe, porque darei chuva sobre a terra” (1 Reis 18:1).

 

Vemos, porém, que Elias não ficou esperando de forma passiva e inerte pela chuva que Deus enviaria. Depois que Acabe se foi, Elias subiu ao monte Carmelo e, com o rosto entre os joelhos, orou a Deus (vs. 41-44). Essa atitude de Elias é um grande exemplo para nós. Toda palavra que sai da boca de Deus sempre se cumpre, mas Ele deseja a cooperação do homem. A forma mais prática de cooperar com Deus em Seu plano é orar. Vemos que Elias aqui não orou de qualquer forma, pois a sua atitude de encurvar-se e colocar o seu rosto entre os joelhos demonstra a seriedade e o peso da sua oração. Sua oração encaixou-se na vontade de Deus e abriu caminho para Deus mover-se.

 

Podemos comparar a oração com os trilhos de uma ferrovia. Sem eles, a mais potente locomotiva não sai do lugar. Deus é essa “potente locomotiva”, e nossas orações são os trilhos. Quanto mais oramos, mais longe Deus poderá ir. A oração é vital e indispensável para o mover de Deus. Hoje em dia quantas coisas importantes há no mover de Deus na terra! Todas elas, porém, necessitam dos “trilhos”, das nossas incessantes orações, para serem realizadas.

 

Muitos assuntos espirituais importantes parecem estancar por falta de oração prevalecente. Como cristãos e filhos de Deus, além de orarmos detalhadamente por tudo que se relaciona conosco, precisamos orar sem cessar pelos interesses de Deus, de Sua obra, de Seu mover e de Sua igreja. Deus necessita de nossa cooperação concreta, que começa com as nossas orações.

 

Vemos algo mais na oração de Elias: perseverança. Ele não desistiu, mas orou até que a chuva caísse (Tiago 5:18). Por sete vezes enviou seu servo para ver se havia algum sinal de chuva. Quando uma pequenina nuvem se formou no horizonte, ficou confirmado o êxito de sua oração.

 

Essa também deve ser a nossa disposição quando oramos: perseverança em orar sempre e jamais esmorecer (Lucas 18:1). Louvamos ao Senhor pelo exemplo deixado por Elias para o benefício de todos nós!

 

Texto extraído do livro “Deus fala pelos profetas”, publicado pela Editora Árvore da Vida (www.arvoredavida.org.br)