A PARTE BOA DA VIDA DA ALMA

06/10/2011 11:02

Certa vez, um irmão que foi convidado para dar uma palavra a certa igreja perguntou à audiência que ouvia confortavelmente a mensagem: “Quem entre vocês bate na esposa?”. E muito rapidamente acrescentou: “Não precisa levantar a mão”. Ele guardou silêncio por um instante e esperou que todos pudessem fazer um exame. Muitos, mas muitos mesmos, que estavam naquela reunião começaram a contorcer-se na cadeira. Na sequência, ele disparou outra pergunta. Essa não era tão forte quanto a primeira, mas era mais profunda e perturbadora: “Quantos aqui agiram gentilmente hoje com sua esposa, usando meramente a parte boa de sua alma?”.

Depois que as duas perguntas foram feitas, ele passou a considerar com a igreja as duas situações: “Vejam, todos vocês ficaram chocados com a primeira pergunta e, independente de baterem ou não na esposa, vocês sabem que isso é errado. O homem, até mesmo os melhores cristãos, parece estar preparado apenas para ver a parte má da vida da alma, mas está completamente descuidado com o quanto de coisas boas nós podemos fazer com a parte boa da vida da alma.

Para Deus não interessa se o que estamos fazendo é bom ou mau; desde que a fonte seja nossa alma caída, tudo será rejeitado. Se estamos agindo de forma independente de Deus isso já é suficiente para desagradar-lhe. Nós não podemos esquecer o que Ele próprio disse no início da Bíblia: “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:17). Observem que a árvore da qual Deus ordenou não comer não tem apenas o mau, mas também o bem. Deus foi categórico: “Dela não comerás”. Em outras palavras, Deus estava dizendo: “Rejeitem o mau e o bem também. Não façam nada sem Mim, não façam nada fora da Minha presença; se qualquer coisa for feita fora de Mim, ela será desconsiderada, até mesmo agir gentilmente com a esposa, pois não olho para as ações, mas para a fonte; não avalio se está certo ou erado, mas se está sendo feito de acordo com Minha vontade”.

O que você está fazendo tem Deus como fonte ou sua vida da alma é a fonte? A expressão vida da alma refere-se a um viver em que a alma considera, movimenta-se, pensa e age independentemente de Deus. Muitos conseguem discernir que o mau dessagrada ao Senhor, mas poucos são aqueles que conseguem discernir que mesmo as melhores coisas feitas sem a direção do Espírito não agradam a Deus e nada valem. E o pior, muitos cristãos estão definindo espiritualidade e santidade por esse critério. Como Satanás tem enganado (Mateus 16:22-23).

Sejamos sinceros, como nós estamos levando nossa vida cristã? Estamos simplesmente tentando evitar o mau e procurando a todo o custo ser uma pessoa boa ou temos buscado a presença do Senhor em cada situação para Ele mesmo dizer o que temos que fazer? Se praticar o bem fosse suficiente, os discípulos de Confúcio estariam numa situação muito melhor do que a maioria dos cristãos.

A ação de Satanás na vida dos incrédulos é cegá-los quanto ao pecado e a eficácia e benefício do evangelho (2Coríntios 4:3-4). A ação de Satanás na vida dos cristãos é não deixa-los ver que precisam depender do Espírito em suas atitudes, e que o bom comportamento, qualquer que seja ele, se é feito fora da comunhão do Senhor e, por conseguinte, fora de sua presença, tem a fonte errada e também desagrada a Deus, tanto quanto qualquer mau comportamento (Gênesis 4:5; 1 João 3:12; Mateus16:22-23).

Nossa expectativa com esta edição é enriquecê-los com a palavra de Deus. Quando a palavra é tomada com oração, recebemos a luz do Senhor, que nos faz ver todo o engano de Satanás e a profundidade da vida cristã.

Texto extraido do Jornal Árvore da Vida, publicado pela Editora Árvore da Vida