Aos irmãos que pecaram

01/01/2004 01:11

 

E-mailImprimirPDF

 

Depois que Davi cometeu assassinato e adultério ele foi repreendido pelo profeta Natã, a quem Deus enviou propositadamente para condená-lo (2 Sm 12:1-12). Após ter sido condenado, Davi se arrependeu. O Salmo 51 é o salmo de arrependimento de Davi. Davi se arrependeu e Deus o perdoou (2 Sm 12:13). Houve arrependimento e houve perdão. Ao todo temos aqui três itens: transgressão, arrependimento e perdão. Se colocarmos todos os três juntos, o resultado é Salomão. Primeiro houve transgressão e arrependimento mais perdão. Em seguida, houve Salomão (2 Sm 12:24), aquele que edificou o templo de Deus. Salomão é o resultado não apenas de transgressão e arrependimento, mas de transgressão, arrependimento e do perdão de Deus. Aqui vemos dois casamentos. O primeiro foi um casamento entre Davi e Bate-Seba. O segundo foi um casamento espiritual, o casamento da transgressão e arrependimento de Davi com o perdão de Deus. O perdão de Deus casou-se com a transgressão e arrependimento de Davi. Esse casamento gerou um homem chamado Salomão que edificou o templo de Deus. A igreja é sempre edificada por esse tipo de pessoa, Salomão, o resultado da transgressão e arrependimento do homem mais o perdão de Deus.

Depois que Davi recebeu o perdão de Deus e o desfrute da sua salvação foi restaurado, ele orou por Sião, pela edificação dos muros de Jerusalém, pelo fortalecimento do seu reino (51 51:18). Finalmente, como conseqüência do perdão de seu pecado por Deus, Este lhe deu um filho para edificar o templo de Deus para a Sua presença como o centro da cidade de Jerusalém.

Espero que o Senhor lhe mostre o que palavras humanas não podem dizer. Se você tem sido e ainda é uma pessoa tipicamente boa que nunca matou outros, que nunca transgrediu e que nunca precisou se arrepender, então Deus não precisa perdoar-lhe. Se esse é o caso, então nunca haverá um Salomão, e o templo de Deus nunca será edificado. Como vimos, a edificação do templo de Deus vem da transgressão do homem e do arrependimento mais o perdão de Deus.

 

Um dia disse ao Senhor: "Senhor, minha transgressão e arrependimento precisam do Teu perdão. Mas, Senhor, Tu sabes melhor que eu que Teu perdão também precisa da minha transgressão. Minha transgressão precisa do Teu perdão, e Teu perdão precisa da minha transgressão. Se não tenho transgressão, então Tu não tens lugar para usar o Teu perdão." Quando disse isso ao Senhor, parece que Ele disse: "Sim, por causa da sua transgressão e arrependimento, Eu tenho uma oportunidade de usar o Meu perdão. Estou feliz por isso." Mas você nunca deve dizer: "Façamos o mal para que venha o bem." Você deve esforçar-se ao máximo. Mas não importa quão diligentemente você possa tentar fazer tudo correto aos olhos do Senhor, cedo ou tarde algo acontecerá. Repentinamente você irá assassinar, tomará posse de outros, transgredirá. Entretanto, após transgredir, haverá um caminho para se arrepender. Se você se arrepender, Deus estará pronto para perdoá-lo. Então você gerará um filho e o chamará Salomão. O nome Salomão significa pacífico (2 Sm 12:24; 1 Cr 22:9), mas Salomão também tem outro nome: "Jedidias" (2 Sm 12:25), que significa "amado do Senhor". Para você, Salomão significa "pacífico", mas para o Senhor ele significa "amado do Senhor". Esse filho será aquele que edificará a casa de Deus, a igreja de hoje.

Você precisa ser justo todo tempo aos olhos de Deus. Mas esteja certo que o simples fato de você ser justo não é bom para a edificação da igreja. Entretanto, não deve dizer: "Cometerei erros!" Digo-lhe, mesmo se tentar estar errado, você descobrirá que não é capaz de cometer erros. Não sei que tipo de soberania é essa. Mas um dia você fará algo terrível. Todos os irmãos balançarão a cabeça, incapazes de crer que você poderia ter feito tal coisa. Contudo, você a fez! Então você precisa ler Salmo 51, fazer dele seu salmo, e ir ao Senhor, dizendo: "Senhor, eu me arrependo. Contra Ti, contra Ti somente fiz esse mal. Perdoa-me." Após esse arrependimento, você terá um outro casamento, o casamento da sua transgressão e arrependimento com o perdão de Deus. Isso gerará um Salomão, alguém que é pacífico para você e amado do Senhor. Essa pessoa edificará a igreja, o templo de Deus. Naquele tempo você será muito útil na edificação da igreja.

Você pode dizer: "E quanto a hoje? Que faremos - esperar que aquele tipo de pessoa venha?" Não, não espere. Sua espera de nada aproveitará. Devemos unicamente andar na presença do Senhor e deixar o Senhor agir. Como diz Charles Wesley em um de seus hinos: "Tudo é misericórdia!" Sim, é absolutamente uma questão da misericórdia de Deus. Esqueça sobre seu passado, sua situação ou o que pode acontecer no futuro. Você simplesmente precisa confiar na soberana misericórdia do Senhor. Se você tem um coração para Ele e para Seu povo, Ele realizará todas as coisas. Ele lhe dará o pleno desfrute da primogenitura de Cristo.

Esses versículos da genealogia de Cristo são muito difíceis. Não são leite ou carne, são ossos. Se usarmos uma ou duas horas orando sobre esses versículos e acerca dos pontos incluídos nesta mensagem, veremos algo mais. Veremos que precisamos ser uma pessoa com um verdadeiro coração de busca, um coração que busca Deus e o povo de Deus. Então seremos o Boaz, a Rute, o Obede, o Jessé, e o Davi de hoje, e finalmente o Salomão de hoje, edificando a casa de Deus.

 

 

(Extraído do Estudo-Vida de Mateus, Vol. I, Mensagem 3, item Q, de Witness Lee, publicado pela Editora Árvore da Vida