CONSAGRAÇÃO VOLUNTÁRIA

01/01/2004 00:34

Qual é, então, o principio do nazireado? É o da consagração voluntaria. Não é uma questão de ser designado, ordenado ou até mesmo escolhido pelo Senhor, mas de se Lhe consagrar voluntariamente. Nas palavras de Ana, mãe de Samuel você simplesmente “se empresta”. Se eu sou rico, você não precisa emprestar coisa alguma. Apenas quando estou pobre é que preciso tomar algo de você por empréstimo. No tempo de Eli, o Senhor realmente estava pobre com referência ao sacerdócio; por isso Ana emprestou-lhe Samuel. Ela lhe disse que, se Ele lhe desse um filho homem, então ela Lho emprestaria. Quando algo está anormal, levando o Senhor a ficar pobre em sua administração, alguém precisa emprestar-se voluntariamente a Ele.

A que tribo pertencia Samuel? Aparentemente ele era da tribo de Levi, mas, na verdade, à tribo de Efraim (1SM 1:1-2). Ele nem mesmo era da casa de Arão, mas tornou-se um sacerdote, ao ser consagrado, apartado e emprestado ao Senhor. Tornou-se um sacerdote, passando pela porta lateral, não pela entrada principal. Tornou-se um sacerdote segundo o suplemento concedido em números 6, não mediante uma espécie de designação ou ordenação.

Samuel não era apenas um sacerdote, mas também um juiz. Todos os juízes se achavam na linha da autoridade. Ele era alguém no sacerdócio e na realeza. Além disso, foi também um profeta, que pôs fim àquela era e deu inicio à era do reino com realeza. Quantas coisas se vinculam a essa única pessoa! Nela havia o sacerdócio, a autoridade, a profecia e a mudança da era de degradação para a do reino. Ele não foi escolhido pelo Senhor, tampouco foi por Ele ordenado ou designado. Essa pessoa maravilhosa introduziu-se na administração divina apenas pelo principio do nazireado. Quando se tornou degradado o sacerdócio, Deus proveu a porta lateral da consagração voluntária.

(Extraído do livreto: O Princípio do Nazireado