Conselhos milenares

08/08/2011 09:28

 

Conselhos milenares sobre propriedade, ensinamento e disciplina

Propriedade

A quem pertence os filhos que temos? São nossos ou são do Senhor que nos deu para cuidarmos por um tempo até que Ele possa requerer novamente de nossas mãos?

  1. Pelo que também o trago como devolvido ao SENHOR, por todos os dias que viver; pois do SENHOR o pedi. E eles adoraram ali o SENHOR.
  2. Mas o jovem Samuel crescia em estatura e no favor do SENHOR e dos homens (1 Samuel 1:28; 2:26)

Ensinamentos

Nossos filhos precisam conhecer sua história. Precisam saber que não estão soltos nesse mundo, mas que há um Deus que os criou, que é justo, santo, que julgará o universo e que nos salvou do império das trevas

  1. Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.
  2. Tão-somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos.
  3. Quando vossos filhos vos perguntarem: Que rito é este? Respondereis: É o sacrifício da Páscoa ao SENHOR, que passou por cima das casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios e livrou as nossas casas. Então, o povo se inclinou e adorou. Quando teu filho amanhã te perguntar: Que é isso? Responder-lhe-ás: O SENHOR com mão forte nos tirou da casa da servidão.
  4. Não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez. Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos, a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes (Gênesis 18:19; Deuteronômio 6:2, 7; 4:9, 10; Êxodo 12:26, 27; 13:14; 78:4, 5, 6)

Disciplina

Nossos filhos estão em processo de formação, sua consciência ainda não estar pronta para discernir o certo do errado. A disciplina que deve vir logo após de conselhos não considerados, auxiliam encaminhá-los na direção desse discernimento

  1. Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações, se o que faz é puro e reto. Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.
  2. A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela.
  3. Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá. A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe (Provérbios 20:11; 22:6, 15; 23:13; 29:15; Efésios 6:4).
  4. E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do