Leituras

02/08/2011 20:09

 

 

 


 
“Eu sou o pão da vida...também quem de mim se alimenta, por mim viverá!”


(Jo 6:48,57b)
 
Para se alimentar da palavra viva, clique no link abaixo e conheça nossas publicações.

 
Editora Árvore da Vida


A via para a comunhão com Deus


Não há dúvida para qualquer um de nós, cristãos que amam o Senhor, de que não há nada mais superior do que ter a Sua presença em nosso viver diário. Orar de manhã cedo, ou ao final do dia, ou até mesmpo no decorrer do dia (Ef 6:18) e sentir o próprio Senhor orando em nós; louvá-lO com hinos e ouvir a Sua voz. Muitos de nós, contudo, temos a experiência de nos aproximarmos de Deus baseados em nossos próprios méritos. Por exemplo, fundando-me no fato de ter sido particularmente amável ou paciente durante o dia, ou de ter feito qualquer coisa pelo Senhor nesta manhã. O resultado, muitas vezes é que quando não nos sentimos adequados diante de Deus, há uma enorme separação entre entre Ele e nós. É uma situação terrível em que a consciência nos acusa.

 
Contudo, amados irmãos, uma consciência pura não está nunca baseada sobre uma vitória que tenhamos conseguido; ela só pode ser estabelecida sobre a obra que o Senhor Jesus cumpriu na cruz vertendo o Seu sangue. Em Hb 10:19-22 mostra que "Tendo, pois irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus [...] tendo coração purificado de má consciência...". Amados irmãos, o que significa isto? significa que um obstáculo foi introduzido entre eu e Deus, criando em mim uma má consciência que me adverte a cada vez que tento me aproximar dEle. Ela me lembra constantemente a barreira que foi criada entre Ele e eu. Porém agora, a obra do sangue precioso eliminou aquela barreira, e Deus me fez conhecer este fato mediante a Sua palavra.

 
Portanto, queridos irmãos, devo me aproximar de Deus sempre pela via do sangue de Seu Filho! Se o nosso dia foi bom ou ruim, se pecamos ou não, o fundamento sobre o qual nos aproximamos de Deus é o mesmo: o sangue de Cristo. O fato de este sangue ser agradável a Deus permanece a única base sobre a qual entramos em Sua presença; não existem outras. Que nosso viver seja livre de acusações e também de esforços próprios para agradar ao Senhor, quando pelo sangue de Jesus, podemos trilhar um novo e vivo caminho em nosso viver diário. Jesus é o Senhor!


Baseado em trechos do livro A VERDADEIRA VIDA CRISTÃ, de Watchman Nee.

 
Para maior desfrute deste tópico acesse a aba hinos e desfrute do hino "O Sangue".


 

Uma só Palavra...


 
Em Sl 33:9 diz:"Ele falou, e tudo se fez; Ele ordenou e tudo passou a existir" . No Alimento Diário, Semana 6, segunda-feira, pág 104 , é-nos dito:"Antes de Seu falar, a Palavra estava com Ele, e não existiam as coisas visíveis. Quando Deus falou, a Palavra saiu Dele, trazendo à existência todas as coisas visíveis do universo".

 
Certa vez, tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou-se-lhe um centurião, implorando:Senhor, o meu criado jaz em casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente. Jesus lhe disse: Eu irei curá-lo. Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado. Após alegrar-se grandemente com a fé daquele homem, Jesus disse: Vai-te, e seja feito conforme a tua fé. E, voltando para casa, encontraram curado o servo(Mt 8:5-13; Lc 7:10). Amado irmão, a Palavra que sai da boca de Deus é a que trás à existência as coisas que não existem (Rm 4:17). Uma só Palavra que Deus mandar pode fazer a sua vida mudar.

 
Para que Ele possa falar-lhe ao coração, chame por Ele, invocando: "Ó Senhor Jesus! Fala ao meu coração. Senhor, sei que não posso resolver tal situação. Dependo de Ti. Manda uma só Palavra que teu servo servo será curado. Manda uma só palavra que tudo estará resolvido."

 
(Para continuar desfrutando desta porção, desfrute do hino "Tua Unção" na aba hinos)



Os trilhos de Deus




Por causa das perversidades cometidas por Acabe e pelo povo, Deus os castigou com grande seca, fazendo cessar as chuvas e o orvalho por aproximadamente três anos e meio. Essa palavra foi trazida ao conhecimento de Acabe pelo profeta Elias(1Reis17:1).

Ao cabo de três anos, o Senhor disse a Elias que se apresentasse a Acabe e avisasse que Ele faria chover novamente sobre a terra. Após eliminar todos os profetas de Baal, Elias disse a Acabe que retornasse, pois já se ouvia ruído de abundante chuva. No entanto, quando ele disse isso, não havia nenhum sinal sequer de chuva. Então, por que Elias afirmou isso? Porque ele creu na palavra que o Senhor lhe dissera: Vai, apresenta-te a Acabe, porque darei chuva sobre a terra(1Reis18:1).

Vemos, porém, que Elias não ficou esperando de forma passiva e inerte pela chuva que Deus enviaria. Depois que Acabe se foi, Elias subiu ao monte Carmelo e, com o rosto entre os joelhos, orou a Deus (vs. 41-44). Essa atitude de Elias é um grande exemplo para nós. Toda palavra que sai da boca de Deus sempre se cumpre, mas Ele deseja a cooperação do homem. A forma mais prática de cooperar com Deus em Seu plano é orar. Vemos que Elias aqui não orou de qualquer forma, pois a sua atitude de encurvar-se e colocar o seu rosto entre os joelhos demonstra a seriedade e o peso da sua oração. Sua oração encaixou-se na vontade de Deus e abriu caminho para Deus mover-se.

Podemos comparar a oração com os trilhos de uma ferrovia. Sem eles, a mais potente locomotiva não sai do lugar. Deus é essa potente locomotiva, e nossas orações são os trilhos. Quanto mais oramos, mais longe Deus poderá ir. A oração é vital e indispensável para o mover de Deus. Hoje em dia quantas coisas importantes há no mover de Deus na terra! Todas elas, porém, necessitam dos trilhos, das nossas incessantes orações, para serem realizadas.

Muitos assuntos espirituais importantes parecem estancar por falta de oração prevalecente. Como cristãos e filhos de Deus, além de orarmos detalhadamente por tudo que se relaciona conosco, precisamos orar sem cessar pelos interesses de Deus, de Sua obra, de Seu mover e de Sua igreja. Deus necessita de nossa cooperação concreta, que começa com as nossas orações.

Vemos algo mais na oração de Elias: perseverança. Ele não desistiu, mas orou até que a chuva caísse (Tiago 5:18). Por sete vezes enviou seu servo para ver se havia algum sinal de chuva. Quando uma pequenina nuvem se formou no horizonte, ficou confirmado o êxito de sua oração.

Essa também deve ser a nossa disposição quando oramos: perseverança em orar sempre e jamais esmorecer (Lucas 18:1). Louvamos ao Senhor pelo exemplo deixado por Elias para o benefício de todos nós!

Texto extraído do livro Deus fala pelos profetas publicado pela Editora Árvore da Vida (www.arvoredavida.org.br)



É hora de aprofundar raízes!


 


 

Em Mt 13:1-23 o Senhor falou à multidão que estava em pé na praia: "Eis que o semador saiu a semear..." . No versículo 5 é-nos dito:"Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra." Ainda nos versículos 20 e 21 é-nos dito:"O que foi semeado em solo rochoso, esse é oque ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raíz em si mesmo, sendo antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza (ou, logo tropeça)". Amados irmãos, aplicando esta porção ao nosso viver, hoje, quando recebemos a Palavra, tomemos em oração a fim de criarmos raízes. Não sejamos aqueles que quando a Palavra vem, apenas dizemos:"Puxa, que Palavra! Agora sim!", mas oremos ao Senhor:"Senhor, ajuda-me a praticar o Teu falar."
 
A Sequóia é considerada a maior árvore do mundo, havendo registros de exemplares de 120 metros e aproximadamente 2.500 anos de idade. Atualmente ocorrem nas montanhas nevadas da Califórnia, onde há um Parque aberto à visitação de turistas. Um fato bastante curioso é a pouca profundidade de suas raízes, fato este que levou à queda de algumas sequóias do Parque, pelas frequentes pisadas dos observadores.
 
Um vento forte, um mau tempo, qualquer mágoa, qualquer sofrimento, qualquer pisadura nas suas raízes o fazem ruir? Nestes últimos dias temos visto grandes árvores caírem ao nosso redor: irmãos imponentes, grandes, de repente caem. Diante da Palavra atual do Senhor e dos acontecimentos à nossa volta percebemos que na situação de hoje, não é hora de ficar mostrando as nossas folhas. É hora de criar e aprofundar nossas raízes.
 
Acusaram o Senhor de expelir demônios em nome Belzebu (Satanás), rasgaram-lhe as vestes, crucificaram-nO, porém Ele cumpriu o Seu propósito. Ele tinha uma causa. Ele tinha raízes profundas. Que o Senhor nos arraigue e alicerce em amor a cada dia. Jesus é o Senhor!

 
Extraído da 1ª mensagem do Aperfeiçoamento para o serviço ao Senhor no período de 21 a 23 de janeiro de 2011 com o irmão Ezra Ma em Fortaleza e Maracanaú