LIVRE ACESSO AO SANTO DOS SANTOS

06/10/2011 10:37

Um dos símbolos usados na Bíblia para representar o Espírito Santo é o azeite da oliveira. O óleo usado na unção era composto de azeite e quatro excelentes especiarias.

Êxodo 30 descreve a composição do óleo da unção: “Disse mais o Senhor a Moisés: Tu, pois, toma das mais excelentes especiarias: de mirra fluida quinhentos siclos, de cinamomo odoroso a metade, a saber, duzentos e cinquenta siclos, e de cálamo aromático duzentos e cinquenta siclos, e de cássia quinhentos siclos, segundo o siclo do santuário, e de azeite de oliveira um him” (Êx 30:22-24a).

Conforme esta passagem, o óleo da unção era composto de mira, cinamomo, cálamo e cássia. Essas quatro especiarias estão divididas em três unidades de peso de quinhentos siclos, sendo que as duas especiarias intermediárias – cinamomo e cálamo – juntas compunham uma unidade.

Na Bíblia, o número quatro representa a criatura, e o três, o Deus Triúno: o Pai, o Filho e o Espírito. Dessa forma, o fato de haver quatro especiarias em três unidades de medida indica a mescla de Deus com o homem criado.

Além disso, os quatro ingredientes são misturados a um him de azeite de oliveira, que, como já vimos, representa o Espírito Santo. O unguento, portanto, não se refere só ao Espírito Santo, mas também ao próprio Deus Triúno, que, por meio de Sua obra, uniu-se ao homem. Além disso, as duas unidades intermediárias, que estão divididas em partes iguais, referem-se ao Filho, que, por nossa causa, foi partido na cruz.

Podemos ver os números três e quatro relacionados ao Deus Triúno e à obra do Filho também em outro item do Antigo Testamento. No tabernáculo havia quatro colunas separando o Santo Lugar do Santo dos Santos. Essas quatro colunas formavam três entradas, que se referem ao Pai, ao Filho e ao Espírito. Também havia um véu que era pendurado nas quatro colunas. Quando o Senhor Jesus foi morto, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo (Mc 15:38). Dessa forma, a morte do Senhor na cruz nos abriu um novo e vivo caminho para o Santo dos Santos (Hb 10:20).

A composição do unguento da unção é muito significativa. Ela não só fala das especiarias divididas em três unidades, mas mostra também a obra do Deus Triúno, realizada pelo Filho, cujo corpo foi partido por nós para podermos entrar no Santo dos Santos, unir-nos a Deus e ter comunhão com Ele.

Texto extraído do livro “Alimento diário” publicado pela Editora Árvore da Vida