O HOMEM ENTRE A ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL E A ÁRVORE DA VIDA

21/09/2011 18:53

  Imprimir E-mail

O HOMEM ENTRE A ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL E A ÁRVORE DA VIDA

 

A Bíblia é completamente consistente. Ela começa com um homem em frente a duas árvores, a árvore do conhecimento e a árvore da vida (Gn 2:9). Por fim, em Romanos vemos que a árvore do conhecimento entrou na carne do homem, e a árvore da vida entrou no espírito do homem. Os cristãos possuem essas duas árvores dentro deles. O problema hoje não é se você se comporta eticamente. O problema é se você vai a árvore do conhecimento ou vai a árvore da vida. Dia após dia, você vive, anda e age segundo a carne ou segundo o espírito?

Se você faz coisas segundo a carne, significa que você está comendo da árvore do conhecimento. A mente posta na carne é morte (Rm 8:6a). A morte é o resultado de comer da árvore do conhecimento. Mas, se você anda segundo o espírito, você toca a árvore da vida. A mente posta no espírito é vida (v.6b), a vida é sempre o resultado de comer da árvore da vida.

 

 

Precisamos ver que essas duas árvores estão dentro de nós. Nós não estamos em frente de duas árvores, mas entre elas. Exteriormente, temos a árvore do conhecimento em nossa carne. Interiormente, temos a árvore da vida em nosso espírito. Agora toda a situação depende se vamos para árvore do conhecimento ou nos voltamos para árvore da vida. Nós andamos, laboramos e temos vivido a vida da igreja segundo a carne ou segundo o espírito? Se temos vivido a vida da igreja segundo a carne, o resultado será morte. Então nossa vida da igreja matará os santos porque não é segundo o espírito, mas segundo a carne.

 

Meu encargo é que vejamos que Satanás está em nossa carne e Cristo está em nosso espírito. Temos um inimigo em nossa carne e um amado Salvador em nosso espírito. Que devemos fazer? Voltaremos para o nosso inimigo e continua-remos com ele? Nos coordenaremos com ele ou iremos para Cristo e seremos um com Ele? Podemos dizer, “Certamente, não prosseguiremos com Satanás, mas prosseguiremos com Cristo”. Eu sei que você diria isso, mas dizer isso é fácil. Na verdade, precisamos de muitas derrotas e falhas as quais nos forçarão a perceber que não há esperança na carne. A carne é boa apenas para forçar você a se voltar a Cristo em seu espírito.

 

Alguns santos mais velhos podem dizer aos jovens que eles precisam aprender a lição de paciência. Mas na verdade os jovens santos não precisam da lição de paciência. Eles precisam de lições de falhas. Eles precisam de lição de perder o seu temperamento. Isso os fará desesperados para voltar ao Senhor em seu espírito. Se os santos mais velhos ensinam os mais jovens a lição de paciência, nenhum deles o fará. Ninguém pode se formar nesse tipo de escola. Mas depois de dois anos, muitos dos jovens se graduarão na escola de falhas. Alguns podem dizer, “Desisto. Não posso alcançar isso na casa dos irmãos. Não tenho tanta paciência”. Eu diria, “Aleluia, porque você desistiu”. Você tem que desistir e voltar ao Senhor em seu espírito.

 

Nossa vida conjugal também é usada pelo Senhor. O propósito de Deus é usar sua vida conjugal para forçar-lhe a se voltar ao Senhor. Sem nosso cônjuge ou nossos filhos, não poderíamos ganhar tanto de Cristo. As esposas ajudam os maridos a se voltar para Cristo, e os maridos ajudam as esposas a se voltar para Cristo. Louvado seja o Senhor pelo sofrimento. Louvado seja o Senhor pelos derrotas, as falhas. Louvado seja o Senhor pelas muitas vezes que estamos tentando desistir. Louvado seja o Senhor pelos desapontamentos. Isso é porque sem todas essas coisas negativas, nunca seríamos forçados a nos voltar para o espírito. Nunca estaríamos atentos de que precisaríamos de Cristo. Precisamos de Cristo a cada minuto. Precisamos nos voltar muitas e muitas vezes ao espírito.

andar segundo o espírito

É por isso que Paulo chegou a conclusão de que preciamos andar segundo o espírito (Rm 8:4). Andar é o nosso ser e o nosso viver de acordo com o que dizemos e fazemos. Nosso viver e o nosso ser deve ser de acordo com tudo o que dizemos e fazemos segundo o espírito. Temos de andar segundo o espírito, segundo Aquele que vive em nós. Esse é o andar cristão. Nós não temos mais liberdade. O andar cristão não é uma questão de certo ou errado e de amar ou odiar. É uma questão de andar segundo o espírito. Apenas essa vida, esse tipo de andar, pode ser registrado nos céus. Nada mais importa na conta celestial. Por isso que o Senhor disse, “Sem Mim, nada podeis fazer”. O que fizermos sem Cristo não pode ser registrado na conta celestial. Todas as coisas boas que fazemos sem Cristo, não importa quão boas elas possam ser, não são úteis para a vida da igreja.

 

Andar segundo o espírito é para a vida da igreja. Apenas as pessoas que andam segundo o espírito podem ser membros adequados para a edificação da igreja local. Se não tivermos tal andar, cedo ou tarde seremos um problema para a nossa igreja local. Você pode dizer, “Eu sou pela igreja; eu amo tanto a igreja”. Mas você tem que andar segundo o espírito. Se você não anda segundo o espírito, ou você vai embora ou será um problema na igreja. Nenhuma outra vida pode edificar a vida da igreja, exceto a vida que anda segundo o espírito. Esse andar nos salva de todos os tipos de insetos, germes, problemas, dissensões, opiniões e conceitos. Esse andar segundo o espírito nos salva ao máximo, tornando-nos um benefício para edificação da igreja, não um problema. Há apenas uma vida com um andar que se ajusta na edificação da igreja local. Essa vida é Cristo com o andar segundo Ele.

 

Sem dúvida, nós temos um inimigo em nossa carne, mas não precisamos lutar contra ele. Temos o Senhor dentro de nós. Não precisamos nos empenhar para lutar contra o inimigo, nem precisamos nos empenhar para servir o Senhor. Devemos fazer somente uma coisa. Paulo nos diz claramente que essa única coisas é andar segundo o espírito. Se andarmos segundo o espírito, o inimigo não poderá fazer nada. O inimigo está em sua carne, tão perto de você, no entanto ele não pode fazer nada para tocar você, porque você anda segundo o espírito. Esse andar, espontaneamente, é sua adoração, seu serviço, e sua obra para o Senhor. A vida cristã mais a vida da igreja é uma vida de andar segundo o espírito. Nós temos a carne e adicionada a isso temos tal espírito humano maravilhoso. Hoje nosso espírito humano é regenerado, habitado por Cristo, pelo Espírito Santo, e pela graça de Deus. Temos um espírito humano maravilhoso para nossa aplicação.

 

Trecho retirado do livro: A CARNE E O ESPÍRITO. (W.Lee) Capítulo 2