O Reino

10/08/2011 21:50

 

 

O QUE É O REINO?

 

O cristianismo fez do reino uma questão principalmente de profecia, algo relacionado ao futuro. Muitos pensam que 'entrar no reino' é o mesmo que 'ir para o céu'. Quando criança, ouvi muita pregação desse tipo, colocando 'o reino dos céus' ou 'o reino de Deus' como um lugar de felicidade eterna reservado para o futuro. (...) A Bíblia na verdade mostra que o reino de Deus ou o reino dos céus está relacionado à nossa vida presente. Reconhecemos que há um aspecto do reino que se refere ao futuro, mas a ênfase bíblica está mais no presente que no futuro. O reino influencia efetivamente nossa vida diária. O reino de Deus é o reinar de Deus. O reino dos céus é o reinar dos céus. Antes de sermos salvos, estávamos sob o domínio de Satanás e exteriormente nossa vida era governada pelos homens. Mas um dia, por meio do evangelho, Deus veio até nós e disse: 'Você tem que se arrepender!'. Arrepender-se radicalmente de não ter estado sob a autoridade do céu, de não se submeter à soberania de Deus, que é a razão de nossos erros e todo tipo de pecado. Pessoas recém-salvas já me testemunharam e essa é experiência comum de todos nós: 'Pareço estar sob certo tipo de controle. É como se alguém tivesse tomado o controle da minha vida, de tal maneira que, quando desejo fazer determinada coisa, algo em mim diz: 'Não! Não!'. Anteriormente eu era senhor de mim mesmo; agora, simplesmente já não posso fazer o que me agrada'. Toda pessoa salva está debaixo de um governo interior, e esse governo é o reino.

Fonte: extraído do livrete “O reino e a igreja” de Witness Lee, ed. Árvore da Vida, pp. 12-16.

 

 

O REINO

 

Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta. Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão. Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo. Mateus 5:23-26


Agora direi algumas palavras francas e sérias. Dois irmãos ou duas irmãs que estejam em discórdia não podem estar juntas no reino. No reino vindouro, haverá somente amor e misericórdia; apenas os que amam e têm misericórdia dos outros poderão estar no reino dos céus. Se estou envolvido em uma discussão com um irmão, e se a questão não for resolvida nesta era, então, no futuro, ou ambos seremos excluídos do reino, ou somente um de nós entrará. Não será possível ambos entrarmos. É impossível termos problemas uns com os outros e ainda reinar ao mesmo tempo no milênio futuramente. No reino todos os cristãos serão unânimes. Não haverá absolutamente quaisquer barreiras entre duas pessoas. Se hoje enquanto estamos na terra, tivermos algum atrito com qualquer irmão ou irmã, se tivermos obstáculos com qualquer irmão ou irmã, temos de ser cuidadosos. Poderá ocorrer de nós entrarmos e o outro ser excluído, ou de o outro entrar e de nós sermos excluídos, ou de ambos sermos excluídos. O Senhor diz que enquanto estiver com seu irmão a caminho, você deve reconciliar-se com ele. Isso significa que enquanto você e ele estiverem vivos e antes que o Senhor Jesus volte, você tem de reconciliarse com seu irmão. O Senhor não irá tolerar que dois inimigos fiquem queixando-se um do outro no reino. Hoje podemos fazer queixas sobre os outros com muita facilidade; mas tais queixas vão manter a nós, ou a outros, ou a ambos, do lado de fora do reino. Parece que hoje a igreja é muito livre, mas não será assim naquele dia. "Enquanto estás com ele a caminho", diz o Senhor. Se você morrer, se ele morrer ou se o Senhor Jesus voltar, esse caminho terá acabado. Portanto, você deve resolver a questão rapidamente, antes que o Senhor volte e enquanto você e ele estão a caminho. "Para que o adversário não te entregue ao juiz", o juiz é o Senhor Jesus; "o juiz ao oficial de justiça", o oficial de justiça é o anjo; "e sejas recolhido à prisão". Isso nos mostra claramente que um irmão que tenha ofendido a outro irmão sofrerá uma punição muito severa.


Livro: “O Evangelho de Deus” - Watchman Nee