Os pilares da educação dos filhos

23/08/2011 15:15

 

 

 

Imagem retirada de https://familiadenazare.com.br/wp/artigos/?p=543

“Criai os filhos na disciplina e na admoestação do Senhor” (Efésios 6:4)

Depois que Deus abençoa o casal com filhos, ou mesmo antes disso, quando se está pensando em tê-los, deve-se atentar para os pilares que serão utilizados para assegurar uma criação que seja ao mesmo tempo firme e saudável. Um pilar é um elemento fundamental na estrutura de uma casa, pois é ele que dá sustentação a ela. Se não pode existir uma casa sem pilar, sem que venha desmoronar, como poderíamos imaginar os pai alcançarem algum sucesso na criação de seus filhos se alguns pilares essenciais não estiverem presentes na educação que lhes darão?

O primeiro pilar que precisa ser erigido em um lar está relacionado com a Palavra de Deus. Esse é o pilar número um; é o mais importante dos pilares e é sobre ele que todo o peso da casa será posto. Em outras palavras, é sobre este pilar que toda a educação dos filhos deve se apoiar?

Geralmente os pais usam a cartilha das gerações que os antecederam para estabelecer o modo como vão conduzir os filhos. E muitos fazem isso às cegas, ou seja, nem param para avaliar e questionar se o caminho que estão adotando é eficaz. Outros direcionam o comportamento ou a maneira como os filhos são criados a partir do que está sendo apresentado pelos meios de comunicação em massa. O importante para esses pais é não desentoar dos outros, é não fazer diferente aquilo que está sendo praticado pela maioria. Contudo, notemos que fazer o que todos fazem e seguir a corrente da moda pode ser muito perigoso porque podemos estar seguindo uma corrente que irá desaguar em um grande precipício. De fato, parece que quanto mais o mundo se moderniza, mais os valores de família desaparecem. Por exemplo, muitos pais já aceitam que seus filhos namorem em tenra idade e que tenham uma vida sexual ativa desde que se protejam da gravidez precoce.

A Bíblia, entretanto, não deixa esse assunto, a criação de filhos, sem luz. Deus que é o maior interessado em que tenhamos bons filhos e, consequentemente, boas famílias, não iria se omitir acerca desse assunto tão complexo. Os pais precisam ler cuidadosamente as Escrituras para descobrir onde estão as passagens que lhe trarão auxílio. As Escrituras reservam muitos princípios diretos e indiretos, que serão achados e compreendidos se os pais tiverem um espírito de busca. Como as passagens que estão e Gênesis 1:28; Lucas 18:15; Efésios 6:4, há centenas de outras.

Além de se apoiarem sobre a Palavra de Deus, os pais precisam planejar. Planejar é o segundo pilar e significa projetar o futuro, saber o que se quer para o amanhã. Se os pais desejam ter, um dia, filhos tementes a Deus, obedientes, seguros, com boa auto-estima, educados e responsáveis, então é hora de se assentarem para saber como isso vai ser alcançado. Quais serão a rotina, as regras, a disciplina e que caminhos serão utilizados para se obter esse resultado? Essas são questões que devem preocupar os pais. Não precisamos dizer que bons filhos vêm de pais que tomaram a responsabilidade de planejar o futuro para os filhos e de prever as ações diárias necessárias.

A unanimidade dos pais é o terceiro grande pilar que precisa ser erigido. Pais unânimes usam os mesmos princípios, têm o mesmo falar, dão a mesma direção para os filhos e tendem a ter as mesmas reações quando eles surgem apresentando suas dificuldades e dilemas. Isso é muito importante, visto que os filhos são espertos; eles exploram sempre o elo fraco, aquele, entre os cônjuges, que não está seguro quanto a uma porção de coisas. Exemplifiquemos. Um acha decisivo, quanto aos programas e filmes, considerar o gênero, o horário e a recomendação de idade, para saber se o filho pode ver ou não. O outro, por sua vez, é totalmente despreocupado. Esse é o elo fraco que será explorado ao máximo pelos filhos. Por isso os pais devem continuar dialogando e se aprimorando para diminuírem as diferenças até serem totalmente um. Quando chegarem a esse ponto, os filhos aprenderão que falar com um ou com outro é a mesma coisa.

Considerar a Palavra de Deus, fazer planejamento e buscar a unanimidade são os pilares que vão garantir o sucesso dos pais e o surgimento de filhos mais ajustados e prontos para Deus utilizar a Seu tempo.

(Fonte: Jornal Árvore da Vida, Ano 18 – Número 192, Editora Árvore da Vida, pág. 8 )