1. Introdução
Leitura da Bíblia: Efésios 1:23; 2:15-16, 19, 21- 22; 4:4, 12-13, 16, 24; 5:5, 25, 31- 32; 6:11, 13.
Ao longo de toda História, Satanás danificou a igreja pela religião, pelo conhecimento e pela organização. O objetivo de Satanás é dividir o Corpo de Cristo através da doutrina e do conhecimento e destruir as funções dos membros do corpo por meio da organização, especialmente aquela que resulta no sistema de clérigos e leigos. Este tem substituído as funções dos membros do Corpo. Se Satanás não consegue manter as pessoas afastadas do Senhor, então ele procura danificar e corromper o Corpo de Cristo.
A intenção de Deus não é simplesmente salvar milhões de pessoas e depois levá-las para o céu. A intenção de Deus em Seu eterno propósito é ter o Corpo para expressar Cristo (Ef 3:10-41). Ele deseja ter um certo numero de crentes genuínos edificados juntamente na vida de Cristo.
A EDIFICAÇÃO DA IGREJA HOJE
Devido à sutileza de Satanás, muitos pensam que esta edificação pode ocorrer somente no futuro. De acordo com este conceito, tudo o que podemos fazer hoje é pregar o evangelho, levar as pessoas ao Senhor, ajudá-las a conhecer a Bíblia, amar o Senhor e buscar espiritualidade.
Alguns mestres cristãos dizem que, de acordo com a tipologia no Velho Testamento, estamos vivendo na era de Davi, no tempo de lutar as batalhas e de fazer preparativos para a edificação do templo. Mais tarde, na era de Salomão, o templo será edificado.
Esse ensinamento, entretanto, anula o livro de Efésios. Em 2:22 Paulo diz: “no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no espírito”. Esse versículo não diz que seremos edificados algum dia no futuro, mas diz claramente que estamos sendo edificados ainda hoje. Portanto, a edificação da igreja é para hoje.
Em 4:11 e 12 vemos que o Senhor concedeu apóstolos, profetas, evangelistas, pastores, e mestres com vistas ao aperfeiçoamento dos santos, para a edificação do Corpo de Cristo. Isso também indica que a edificação da igreja está ocorrendo hoje.
Efésios 4:16 oferece mais provas disso. Aqui vemos o crescimento que é para edificação do Corpo. A justa cooperação de cada parte leva ao crescimento do Corpo para a edificação de si mesmo em amor. A palavra de Paulo indica claramente que o crescimento, que é para edificação, está ocorrendo hoje.
Certos mestres cristãos evitam o assunto da edificação presente do Corpo porque sabem que estão em uma situação em que é impossível ter a vida da igreja. Estão em divisão. Podem somente apertar as mãos sobre as cercas denominacionais e dizer uns aos outros que são um em Cristo. Isso, entretanto, é uma unidade falsa, uma unidade em aparência. Portanto, eles se desculpam de sua situação, dizendo que é impossível à igreja ser edificada hoje. Seguem o ensinamento de que a edificação da igreja será apenas no futuro. Essa é a sutileza de Satanás.
A PROMESSA DO SENHOR DE EDIFICAR A SUA IGREJA
Não importa quantas almas conduzamos ao Senhor, quantos santos possamos edificar e o quanto ajudemos outros e estudarem a Bíblia e a serem espirituais; o propósito de Deus não é cumprido. E creio que a principal razão para a demora da volta do Senhor é que Sua igreja ainda não foi edificada.
Em Mateus 16:18, o Senhor Jesus prometeu e profetizou: “edificarei a Minha Igreja”. Esta palavra deve ser cumprida antes que o Senhor volte. Caso contrario, quanto à edificação da igreja, Ele seria envergonhado. Satanás seria capaz de vangloriar-se de derrotar o Senhor. Seria capaz então de dizer ao Senhor Jesus: “Por quase dois mil anos Você tem tentado edificar a igreja, mas não tem sido bem sucedido. Seu trabalho na cruz, em ressurreição, em ascensão e como o Espírito que dá vida não tem sido suficiente para derrotar-me. Você não atingiu sua meta”. O Senhor Jesus não permitirá Satanás vangloriar-se deste modo. Ele o envergonhará através da edificação da igreja, mesmo em meio dessa escuridão. Assim o Senhor poderá gloriar-Se a Satanás: ”Satanás, mesmo nessa era escura e maligna, Eu edifiquei Minha igreja”.
O Senhor está fazendo um trabalho maravilhoso de restauração. Ele mostrará ao Seu inimigo que é perfeitamente capaz de edificar Sua igreja. Não importa qual seja a situação na terra, nós temos certeza de que o Senhor está dando cumprimento ao trabalho de Sua restauração.
POSICIONANDO-SE CONTRA A DEGRADAÇÃO
O cristianismo atual está cheio de religião, doutrinas, organização, formalidades rituais e regulamentos. As pessoas são auxiliadas a serem salvas, a tornarem-se religiosas, a buscarem espiritualidade e a desejarem caminhar mais próximo do Senhor. Todavia, onde está o Corpo?
Parece que muitos cristãos não vêem que a igreja é enfatizada no livro de Efésios. Em sua sutileza, o inimigo – Satanás – usa várias coisas boas, assim como as doutrinas fundamentalistas, para edificar a igreja. Devemos posicionar-nos contra a degradação do cristianismo atual. Fazendo isso, não lutamos contra as pessoas, mas contra o Diabo, o sutil.
Por ser o Senhor soberano, Ele não pode ser derrotado. Ainda hoje, Ele está cumprindo o Seu propósito. Na restauração do Senhor, não somos pela religião, conhecimento, organização, rituais, formas ou regulamentos; somos unicamente pelo Cristo todo-inclusivo como Espírito que dá vida em nosso espírito. Quando desfrutamos do espírito amalgamado, de uma maneira corporativa, temos a vida da igreja.
OS SETES ASPECTOS DA IGREJA
O livro de Efésios revela vários aspectos da igreja. Neste estudo, consideraremos sete destes aspectos: o Corpo, o novo homem, a Noiva, a família, o reino, o lugar de habitação de Deus e o guerreiro.
2. O Corpo
De acordo com 1:22 e 23, a igreja é o corpo de Cristo, a plenitude Daquele que a tudo enche em todas as coisas. Foi neste único Corpo que os judeus e os gentios
foram reconciliados com Deus, por intermédio da cruz (2:16). Nós, os crentes, fomos reconciliados não somente para o Corpo de Cristo, mas também no Corpo de Cristo. Todos fomos reconciliados no Corpo de Cristo. Como temos visto, as pessoas com dons são para a edificação do Corpo, e o Corpo está crescendo para edificação de si mesmo em amor.
Expressando Cristo como Vida
Como o Corpo, a igreja precisa de vida. Sem vida, nosso corpo físico se tornará um cadáver. O mesmo é verdade com o Corpo de Cristo. Alguns argumentam que o Corpo é apenas um símbolo, uma figura, não uma realidade divina.
Está totalmente errado dizer que o Corpo de Cristo é apenas um símbolo. Nosso corpo é um símbolo, e uma figura, mas o Corpo de Cristo é uma realidade, pois nosso corpo simboliza o Corpo de Cristo. Dizer que o Corpo de Cristo é apenas um símbolo indica uma falta de compreensão adequada da igreja. Aqueles que mantêm essa opinião não vêem que, verdadeiramente, a igreja é o Corpo de Cristo. Certamente Cristo é real. Como pode Aquele que é real expressar-Se por meio de um Corpo simbólico? Que ridículo! Para Cristo ser expresso, Ele precisa ter um Corpo vivo e real.
Não expressamos Cristo esforçando-nos para nos corrigir ou nos aperfeiçoar. Mediante tais esforços, podemos expressar somente o nosso próprio caráter. Se quisermos expressar Cristo, precisamos da vida de Cristo. Precisamos de Cristo como Espírito vivo para que Ele, de dentro de nós, viva exteriormente.
Isto não é uma correção exterior ou aperfeiçoamento, é a experiência de Cristo como nossa vida interior. Cristo é o Espírito que dá vida vivendo dentro de nós exteriorizando-Se. Isto nos faz o Seu Corpo para a Sua Expressão. O que expressamos como o Corpo de Cristo não é nosso caráter, mas o próprio Cristo como vida.
3. O Novo Homem
Em 2:15 vemos que Cristo criou, judeus e gentios, em Si mesmo, um novo homem. Esse novo homem é corporativo e universal. Há muitos crentes, mas há somente um novo homem no universo. Todos os crentes são componentes deste novo homem corporativo e universal. De acordo com 4:13, devemos crescer até que cheguemos à perfeita varonilidade, e em 4:24 vemos que, de um modo prático, precisamos revestir-nos do novo homem.
Tomando Cristo como realidade
Como novo homem, a igreja necessita não somente da vida, mas também de Cristo como personalidade. Uma árvore tem somente vida e não uma personalidade. Entretanto, um homem deve ter tanto personalidade quanto a vida. A igreja possui Cristo não apenas como vida, mas também como sua personalidade.
Assim, hoje, o Senhor Jesus não é apenas a vida da igreja, mas também a sua personalidade. Para que tenhamos a vida da igreja, todos precisamos tomar Cristo como nossa personalidade. Todavia, se cada um de nós apegarmos-nos à nossa própria personalidade, estaremos terminados no que diz respeito à vida da igreja.
Colossenses 3:10 e 11 revelam que no novo homem “não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo e em todos”.Isto indica que no novo homem há apenas uma personalidade: Cristo. Não há lugar para chinês, japonês, americano, inglês alemão ou qualquer outra nacionalidade. Isto não deveria ser uma mera doutrina, mas a nossa experiência prática no espírito.
Como parte do novo homem, todos temos Cristo como nossa personalidade. Precisamos orar: “Senhor, torne isso real para nós. Não podemos estar satisfeitos com o conhecimento ou com a doutrina de que a igreja é o novo homem com Cristo como personalidade. Queremos experimentar isso em nossa vida diária. “Ó Senhor ajude-nos a tomá-lo como nossa personalidade”.Se fizermos isso, a igreja será verdadeiramente uma e o inimigo será subjugado. Quem quer que venha às reuniões da igreja verá um certo número de pessoas que tomam Cristo como sua personalidade. Que maravilhoso!
4. A Noiva
Em Efésios 5, vemos a igreja como a Noiva de Cristo. Este aspecto revela que a igreja sai de Cristo, como Eva saiu de Adão (Gn 2:21-22). A igreja tem a mesma vida e natureza de Cristo e torna-se uma com Ele para ser o Seu complemento, como Eva tornou-se uma carne com Adão (Gn 2:24). Por fim, assim como Eva voltou para Adão e lhe foi apresentada, assim também a igreja voltará para Cristo e lhe será apresentada como Sua Noiva.
Eva tipifica a igreja como Noiva de Cristo. Eva foi feita com uma costela tirada de Adão. Após edificar esta costela em uma mulher, Deus apresentou-a a Adão. Aquilo que saiu de Adão voltou a ele e se tornou um com ele. No mesmo principio, a igreja saiu de Cristo e voltará para Ele, a fim de ser uma com Ele.
Uma Questão de Amor
O aspecto da igreja como a Noiva envolve amor. O casamento é uma questão de amor e a vida de um casamento depende de amor. Se um marido e uma esposa não se amarem, será muito difícil para eles permanecerem juntos. Sem dúvida, Adão e Eva amaram um ao outro. Por causa deste amor, tornaram-se um.
Hoje, há um amor mútuo entre Cristo e a igreja. Não somente O temos como nossa vida e personalidade, mas também desfrutamos esse amor mútuo. Cristo deseja tornar conhecido o Seu amor à igreja, e a igreja responde declarando-Lhe o quanto O ama. O que quer que façamos para o Senhor, nós fazemos jubilosos e de boa vontade por causa do amor por Ele. Quando você ama alguém, fica feliz em servi-lo. Você serve não por necessidade, mas por amor. Como a igreja, devemos manter o testemunho de que amamos o Senhor. Quem quer que nos contate, deve receber a impressão de que amamos ao Senhor e, através do nosso amor a Ele, servimo-Lo de boa vontade. Esse é o aspecto da igreja como a Noiva de Cristo.
5. A Família de Deus
Em 2:19 Paulo diz: “Assim já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus”. Como membros da família de Deus, somos a família de Deus e até mesmo a casa de Deus. Tanto os crentes judeus quanto gentios são membros da casa de Deus, a qual é uma questão de vida e gozo. Todos os crentes nasceram de Deus para dentro de Sua casa a fim de desfrutar Suas riquezas.
A nossa verdadeira família
Se tivermos um amor genuíno pelo Senhor, espontaneamente seremos a igreja no aspecto de família de Deus.Tantas pessoas mundanas são, hoje, órfãos ou errantes. Não tem lar. Nós, na vida da igreja, somos membros da família de Deus. Portanto, estamos em casa. Apreciamos a vida familiar natural criada por Deus, mas podemos testificar que essa vida familiar não é tão doce quanto a vida familiar da igreja.
Quão agradável é a igreja como a família de Deus! Se você ficar afastado da vida da igreja por um período de tempo, perceberá o quanto à igreja é preciosa, no aspecto de família de Deus. Oh, nós na igreja somos a família de Deus!
6. O Reino
A casa de Deus conduz ao reino de Deus, indicado pelo termo: “concidadãos dos santos”. Todos os crentes são cidadãos no reino de Deus. O Seu Reino é a esfera para que Ele exerça a Sua autoridade.
Em 5:5 Paulo diz que: “nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra”, tem herança no reino de Cristo e de Deus “. Isso refere-se não somente ao milênio, mas também à vida da igreja atual. Os crentes foram regenerados para dentro do reino de Deus (João 3:5) e estão na vida da igreja, vivendo no reino de Deus hoje (Rm 14:17).
Debaixo do Governo de Deus
Como ressaltamos, somos também o reino de Deus. Na igreja, todos estamos sob o governo, a autoridade e o estatuto de Deus. Não somos sem lei, pelo contrário, somos governados espontaneamente, de um modo agradável e amoroso. Embora haja presbíteros nas igrejas, eles não exercem controle sobre os santos. Antes, todos os santos colocam-se espontaneamente sob o governo de Deus. Isso é a igreja como reino de Deus. Se todas as pessoas neste país vivessem desse modo, o inimigo seria completamente subjugado.
Na igreja estamos debaixo de um governo divino. Por causa de um regulamento interior, não podemos enganar os outros ou aproveitar deles. Esse regulamento interior é a realidade do reino. Hoje, na igreja, Jesus Cristo é o Rei. Ele é o Rei no trono, dentro de nós e entre nós.
7. O lugar da Habitação de Deus em Nosso Espírito
Em 2:22 vemos que a igreja é o lugar de habitação de Deus. O Espírito de Deus habita em nosso espírito. Por conseguinte, o lugar da habitação de Deus é em nosso espírito. Quando não estamos em nosso espírito, não temos, de maneira prática, a igreja como um lugar de habitação de Deus. Mas, toda vez que voltamos ao nosso espírito, sentimos que Deus tem um lugar de habitação nele. Este lugar de habitação é para o Seu descanso.
8. O Guerreiro
Finalmente, vemos que a igreja é um guerreiro para derrotar o inimigo de Deus, o Diabo. A fim de lutarmos a batalha espiritual, precisamos tanto de poder do Senhor quanto de toda armadura de Deus. A igreja é um guerreiro coletivo e os crentes são parte deste único guerreiro. Devemos lutar a batalha espiritual no Corpo, não individualmente.
Em sua sutileza, Satanás permitirá aos cristãos fazerem coisas que são bíblicas e espirituais, contanto que eles não tenham o Corpo ou o novo homem. Muitos cristãos ainda não perceberam que a igreja é um novo homem, um homem corporativo. Eles podem falar um pouco acerca da igreja como a Noiva de Cristo ou como uma família de Deus, porém não têm a concepção de que a igreja é o reino presente de Deus ou o lugar de habitação de Deus.
Derrotando o inimigo e Preparando o Caminho para o Senhor Voltar
A igreja não é somente o Corpo, o novo homem, a Noiva, a família, o reino e o lugar de habitação, mas a igreja é também o guerreiro para lutar contra o inimigo de Deus. O inimigo de Deus, Satanás, está atemorizado com a igreja. Satanás não está temeroso de cristãos individualistas, ainda que sejam milhares.
Entretanto, sempre que os crentes reúnem-se como a igreja, no aspecto do Corpo e nesses outros aspectos, Satanás estremece. Através da igreja nestes setes aspectos, Cristo é expresso, o Pai tem descanso e o inimigo é derrotado. Que todos possamos ter uma visão de que a igreja não é uma questão de santidade ou espiritualidade individuais. Pelo contrário, é uma questão de sermos edificados juntos com o Corpo, o novo homem, a Noiva, a família, o reino, o lugar de habitação e o guerreiro. Como tal igreja, derrotamos o inimigo e preparamos o caminho para o Senhor Jesus voltar.
9. A Razão de estarmos Aqui
Você pode encontrar estes setes aspectos da igreja no cristianismo? Com respeito à igreja, o cristianismo perdeu o alvo. Nós, na restauração do Senhor, estamos aqui não simplesmente para ganhar almas, estudar a Bíblia ou obter espiritualidade. Estamos aqui para expressar do Corpo de Cristo na terra. Também estamos aqui para sermos o novo homem e a Noiva.
Hoje, Cristo está preparando-nos para sermos a Sua Noiva. Um dia, o casamento ocorrerá. Este será o cumprimento de Apocalipse 19. Como estamos preparando-nos para este dia? Somos a igreja nos aspectos da família, do reino, do lugar de habitação, e do guerreiro.
Louvamos ao Senhor por sermos a Sua família! Quando entramos para a vida da igreja, tivemos a sensação de que chegamos em casa. Além disso, a igreja é o reino de Deus, pois aqui estamos sob a autoridade de Deus. Além disso, como guerreiro de Deus, estamos lutando contra Seu inimigo. Estamos aqui por causa do Corpo, do novo homem, da Noiva, da família, do reino e do guerreiro.
Fonte:
Livrete: O Sete Aspectos da Igreja – Editora Fonte da Vida