Seja um escudeiro
2 Coríntios 9
Os israelitas e os filisteus estavam em guerra. Enquanto Saul relaxava sob um pé de romã com seus homens, Jônatas e seu escudeiro saíram do acampamento silenciosamente para ver se o Senhor operaria em seu favor, crendo que “…para o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos” (1 Samuel 14:6).
Jônatas e seu ajudante estavam a ponto de cruzar um caminho entre dois penhascos altos. Soldados inimigos armados estavam posicionados acima deles nos dois lados. Eles eram dois homens contra um número incalculável. Quando Jônatas sugeriu que escalassem para atacar o inimigo, o escudeiro nunca vacilou. “…Faze tudo segundo inclinar o teu coração”, disse ele a Jônatas. “Eis-me aqui contigo, a tua disposição será a minha” (v.7). Assim, os dois escalaram o penhasco e, com a ajuda de Deus, venceram o inimigo (vv.8-14). Temos de admirar esse corajoso jovem escudeiro. Ele arrastou a armadura penhasco acima e permaneceu com Jônatas, seguindo-o e matando os que Jônatas feria.
A igreja necessita de líderes fortes para enfrentar nossos inimigos espirituais, mas eles não podem ser deixados sozinhos para enfrentá-los. Eles precisam da ajuda e do apoio de todos da congregação — leais “escudeiros” como você e eu, desejosos de juntar-se a eles em batalha contra o “inimigo das nossas almas”.