Sobre o Mar
02/08/2011 20:11
Em João 6:16-21, está registrada a ocasião em que os discípulos viram Jesus andando sobre o mar. Pouco antes deste acontecimento, os discípulos estavam na companhia do seu Senhor, na ocasião em que Este alimentou não só a Seus discípulos como a uma multidão faminta e necessitada. Após desfrutarem do suprimento dado por Jesus, os discípulos rapidamente deixaram o Senhor e desceram para o mar (v.16). O mar, é uma figura do mundo no qual vivemos. A questão não é estar no mundo, mas se estamos ou não com o Senhor em nosso viver. Sem Ele o nosso viver neste mundo se faz escuro (v.17), portanto, não só em nosso viver de reuniões com os irmãos, mas também em nosso viver familiar e social devemos andar com o Senhor.
Pela misericórdia divina, estamos em um barco, que é a igreja, que faz com que as águas de morte não nos alcancem. Invariavelmente, nesse mar, que é o mundo, as tempestades vêm, as águas se agitam e o vento sopra forte (v.18). Em meio àquela situação, os discípulos puderam ver Jesus andando sobre o mar e , vendo que estavam possuídos de temor lhes disse: Sou eu. Não temais! (v.19-20).
O Senhor não estava nadando nas águas ou debaixo das águas, mas estava sobre o mar. Isso indica que Ele não tem nada com esse mundo perverso e do mesmo modo deseja que não amemos o mundo e nem as coisas que há no mundo (1Jo 2:15) .
Então eles, de bom grado, o receberam, e logo o barco chegou ao seu destino (v.21). Irmão, qual o seu destino? O seu destino deve ser o destino desse barco: O Reino! Quem são os participantes desse reino? São os que hoje andam sobre o mar, não mergulhando, confiando ou esperando algo dele, pois em Ap 15:2 vemos que os vencedores se acham de pé, sobre o mar de vidro, com as harpas de Deus! Quem é você? Onde você está? Para onde você vai? Deixe dia-a-dia, o Senhor trilhar em você esse caminho seguro.
Extraído dos compartilhares na reunião de jovens em Pacajus, dia 17/12/10. Visite-os