Trabalhados Por Deus Para A Edificação

03/08/2011 14:01

 

 

Edificar a casa de Deus não é uma tarefa simples. É necessário material apropriado e também pessoas apropriadas e dispostas a edificar. Duas características, vistas em Davi e Salomão, também devem estar nos que edificam a casa de Deus hoje, principalmente nos que lideram a igreja: primeiro, é preciso ser diligente em lidar não apenas com os inimigos exteriores, mas principalmente com os inimigos interiores – a carne, o ser natural e a vida da alma; segundo, ser simples e singelo, como uma criança, pronto para receber a sabedoria de Deus e Sua orientação para a edificação. Esses dois aspectos são cruciais e indispensáveis para os edificadores. Quem pratica isso pode assegurar com convicção as bênçãos de Deus sobre a igreja.


Para edificar Sua casa, Deus precisa de cada um de nós. Por um lado, somos os materiais da edificação; por outro, somos os edificadores. Em ambos os aspectos precisamos ser trabalhados pelo próprio Deus, a fim de que Ele tenha uma edificação da melhor qualidade. Por isso Ele faz com que sejamos submetidos diariamente a diversas circunstâncias semelhantes àquelas pelas quais as pedras e a madeira, usadas na edificação do templo, passavam, tais como aplanamento, lapidação, serragem, emparelhamento etc. Esse tipo de aperfeiçoamento nos qualifica e nos habilita para fazermos parte da edificação.


Além disso, por causa da edificação, todos nós também precisamos passar pela experiência do julgamento representado pelo bronze. No templo, o bronze polido era visto na maioria dos itens e utensílios do átrio, especialmente nas duas colunas, no altar de holocausto, no mar de fundição e nas dez pias.


Para ser polido, o bronze passa por um refinamento em fornalha de alta temperatura. Quando lemos Daniel 10 e Apocalipse 1, vemos ali um homem cujos pés brilhavam como bronze polido. Esse homem refere-se ao Senhor Jesus. Isso significa que Ele quando julgado em nosso lugar, todas as nossas impurezas foram eliminadas por Cristo na cruz. Portanto as duas colunas de bronze no átrio, simbolicamente, são um testemunho evidente de que o julgamento já se executou na pessoa de Cristo em nosso favor. Assim, em Cristo, podemos, com plena intrepidez e certeza, aproximar-nos de Deus para edificação de Sua casa!


 

Trechos extraídos livro “Por sucesso e fracasso de um líder”, de Dong Yu Lan, publicado pela Editora Árvore da Vida