UM CORAÇÃO ADEQUADO PARA O SENHOR

01/08/2011 14:17

 

 

 
O coração do homem é o somatório de toda a sua alma (mente, vontade e emoção) mais a sua consciência, uma das partes do espírito humano. É através dele que temos uma vida prática, pensamos nos relacionamos, nos emocionamos, decidimos pelas coisas. Ele também é a porta de entrada para Deus penetrar em nosso ser. Quando ouvimos a palavra de Deus, inicialmente a recebemos na mente, mas é através da consciência que ela chega ao nosso espírito. A Palavra é Espírito e assim ela traz vida para nós.
“O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.” - João 6.63
Sendo assim, o coração é o “canal”, o meio pelo qual a palavra como espírito e vida chega até nós. Mas aí é que está o problema. Imagine se o “canal” estiver sujo. Ou obstruído. Ou até mesmo bloqueado. Quando nosso coração não está adequado, fica difícil recebermos um suprimento adequado de vida do Senhor. Leia (Mateus 13.3-8,18-23)
Existem 4 condições possíveis para o nosso coração:
1) A beira do Caminho
Este é um coração endurecido pelo trânsito do mundo, as preocupações com as coisas do dia-a-dia, o corre-corre do trabalho, a vida familiar, a confiança em si próprio, o sucesso profissional.
Uma semente tem dificuldade de germinar num solo duro e seco. Assim a semente não penetra e acaba sendo levada pelas enganações e distrações de Satanás.
INCAPACIDADE DE SUPORTAR TRIBULAÇÕES: Muitos perdem a semeadura de Deus porque não suportam tribulações. Só permanecem na presença do Senhor quando tudo está às “mil maravilhas”. Entretanto, ao decidirmos seguir a Cristo, teremos satanás como inimigo a nos resistir. O que é melhor? Enfrentá-lo e vencê-lo ou ser “amigo” dele? Quem quer servir a Deus tem que aprender a perseverar mesmo no calor das provas.
2) Rochoso
Este é um coração cheio de pedras ocultas. Por cima parece uma terra adequada, mas no fundo está lotado de pedras: pecados ocultos, problemas com irmãos, pensamentos impuros, iniqüidades. Neste solo não há como as raízes serem profundas e capazes de resistir. Elas ficam superficiais e enfraquecidas.
FALTA DE PROFUNDIDADE: O problema de muitos é a falta de profundidade com Deus. Recebem a palavra apenas ao nível das emoções, mas não se aprofundam e, devido a essa superficialidade, estão sempre vulneráveis. Se quisermos ver os frutos de Deus em nossa vida, temos que cultivar a vida cristã, cavar mais fundo através da oração, da leitura da palavra, da obediência no discipulado, da freqüência ao Grupo Eco e as reuniões gerais da igreja.
3) Entre os Espinhos
Este é um coração que está abafado pelas coisas do mundo e pela riqueza.
O mundo, o sistema que Satanás criou (João 16.11- “e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.”), para nos distrair e enganar, além de endurecer o nosso coração, também o cerca de espinhos: preocupações com as coisas comuns, moradia, alimentação, emprego, estudo, saúde, etc. Isto nos distrai bastante dos verdadeiros propósitos do Senhor para a nossa vida, sendo que estas preocupações acabam se transformando na fascinação pelas Riquezas, que na verdade é idolatria relacionada à Mamom, o deus das riquezas (Mateus 6.24- “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas”.).
FALTA DE ALIANÇA: “… Mas, saindo o sol, queimou-se e secou-se porque não tinha raiz (vs. 6)… Mas, não tendo raiz em si mesma, são de pouca duração…” – A raiz é o que fixa uma planta no solo, lhe dá estabilidade e lhe possibilita receber os nutrientes e a água que precisa. Isso fala de aliança com Deus e com a igreja (célula). Muitas pessoas não assumem compromisso, não criam raízes na casa do Senhor. Por qualquer motivo vão para o mundo ou para outra igreja porque não desenvolvem uma vida de aliança e assim, são como “fogo de palha” ou, como diz a palavra, “de pouca duração”.
4) Boa terra
Este é um coração adequado ao Senhor. Ele é puro (Mt 5.8 – “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus”. ). Não há pedras e espinhos, mas apenas terra fofa e úmida preparada para o plantio da palavra como semente. É uma terra arada e preparada para que a vida do Senhor cresça e atinja todo o nosso ser. Assim poderemos expressá-lo e gerar frutos para ele.
Este é o desejo do Senhor, que tenhamos um coração limpo e puro, preparada para frutificar a 30, 60 e 100 por um. Quanto mais ela é plantada nos corações dos homens, maior será a colheita. “Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma cousa, nem o que rega, mas Deus que dá o crescimento” (1 Coríntios 3.6-7).
Isto se dá pelo plantio da semente adequada (a Divina Semente – 1 Jo 3.9 – “Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus”. ) e no solo adequada, toda a Terra será tomada para a grande colheita da volta do Senhor.
“Olhei, e eis uma nuvem branca, e sentado sobre a nuvem um semelhante a filho de homem, tendo na cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada. Outro anjo saiu do santuário, gritando em grande voz para aquele que se achava sentado sobre a nuvem: Toma a tua foice e ceifa, pois chegou a hora de ceifar, visto que a seara da terra já amadureceu!” - Apocalipse 14.14-15
O Pai quer te abençoar, semeando em sua vida, porém, é necessário ter uma atitude de receber a semente, aprofundar sua busca ao Senhor, assumir uma aliança com Ele, sua igreja, o Grupo Eco e permitir que a Palavra mude seus conceitos. Tome hoje uma decisão ao lado de Jesus.
Portando seja disciplinado a fazer todas as manhãs a ORAÇÃO DE PLANTIO.
Plante a semente da: CONFIANÇA, ESPERANÇA, PACIÊNCIA, DO LOUVOR, DA GRATIDÃO. Plante sem se cansar a semente da CORAGEM, DA OUSADIA E
PERSEVERANÇA.
Plante SAÚDE, CURA E LIBERTAÇÃO, ainda que com lágrimas pois “OS QUE COM LAGRIMAS SEMEIAM , COM JÚBILO CEIFARÃO”.
Não aceite outros tipos de sementes como o joio, ou seja as ruins> DESÂNIMO, PREGUIÇA, MEDO, DECEPÇÃO, DEPRESSÃO, TRISTEZA, INCREDULIDADE,
NEGATIVIDADE, são algumas das sementes ruins que o maligno, o semeador de contendas, as escondidas, semeia em nossa mente objetivando trancar e perturbar nossa vida.
Vamos juntos, diáriamente, pela manhã fazermos a ORAÇÃO DE PLANTIO, e ao entardecer regarmos com oração de gera a boa semente plantada, repreendendo toda “ave de rapina” que queira roubar a semente.
E Jesus, aquele que começou a boa obra não descansará até ver sua vida triunfar sobre os problemas e assim derrotar todos seus inimigos.
PAZ